Postagens populares

CELEBRANDO A VIDA

CELEBRANDO A VIDA
04/05/2011

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Atenção senhores pais: "A rotina dos pais influencia na alimentação dos filhos "


Filho de peixe, peixinho é

Garanto que você já ouviu essa expressão, pois é muito comum a usarmos quando achamos os filhos parecidos fisicamente com os pais. Mas as pesquisas comprovam que não é só na aparência, mas também no paladar que essa influência acontece.

Com a vida corrida dos pais e a opção pelo fastfood, as refeições têm levado os pequenos a dividirem o mal da obesidade e doenças de adultos com os pais. Já estamos observando graves problemas de saúde pública em relação à obesidade infantil.

Eu desde já me preocupo com isso, apesar de ainda não ser mãe. Fiz várias mudanças, reeducando velhos hábitos e tenho muito a melhorar ainda. Faço isso por mim e pelo bebê que desejo ter logo em breve. Não é fácil, e é necessário tempo, paciência e organização alimentar. Por isso tudo o que escrevo aqui para você hoje também é e será um grande aprendizado para mim!
Algumas dicas uso aqui em casa com a minha família e dá certo:

• Mostre ao seu filhote que mudar de opção alimentar é legal: faça as mudanças aos poucos, inserindo frutas ao invés de uma sobremesa calórica, por exemplo. Comece trocando os alimentos que oferecerão menos resistência para as mudanças.

• Faça as refeições junto com o seu pequeno sempre que puder: perceber que a mudança na alimentação é familiar o ajudará a aceitar melhor as novas opções de alimentos em casa.

• Fuja dos alimentos industrializados:principalmente aqueles que parecem inofensivos para o lanche da escola. Evite bolachas, salgadinhos, chocolates e refrigerantes. Esses alimentos prejudicam a saúde e não alimentam nutricionalmente os pequenos.

• Programe um piquenique: faça passeios em parques, por exemplo. Garanto que será muito mais bacana ter um momento especial com o filhote longe da televisão que priva a comunicação familiar.

• Prepare os alimentos junto com o seu filho:faça de forma divertida e disponha-os da mesma forma no prato da criança, percebendo as preferências dos pequenos. Lembro-me de uma reportagem sobre a lancheira das crianças japonesas em que, além de serem super saudáveis, havia uma preocupação lúdica e de beleza na preparação da mesma. E se a mãe não preparasse tudo direitinho, de quebra levava bronca da professora. Bem que essa moda poderia pegar por aqui, né?

• Considere contar com a ajuda de um profissional: hoje em dia existem nutricionistas especialistas nessas questões, que ajudarão o seu pequeno a descobrir os alimentos e comer com prazer. Ensinando desde cedo a ter escolhas saudáveis, mesmo quando não está em casa.

Nenhum comentário: